
Sobre o duo
Brasilis Guitar Duo é formado pelos músicos Edson Lopes (6 cordas) e Guilherme Sparrapan (7 cordas). Edson tem trajetória renomada no universo do violão erudito, sendo uma referência do violão de 6 cordas. Guilherme iniciou na música participando de rodas de choro e depois formou-se em Regência na Universidade de São Paulo.
A união desses dois instrumentos e instrumentistas busca criar novas sonoridades para repertórios consagrados, tanto do universo erudito quanto popular. Para tanto, o duo sempre produz arranjos e transcrições inéditas.
Em seu primeiro álbum, O violão bem temperado, Edson e Guilherme executam diversas obras de Johann Sebastian Bach, algumas do Cravo bem temperado e famosa tocata e fuga BWV 565. Compondo o repertório também encontram-se arranjos de obras de compositores do início do choro: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Henrique Alves de Mesquita.
Em Bach, o duo revela novas riquezas timbísticas através do trabalho dos violões. Para tanto, muitas obras sofreram alterações de tonalidade (a exemplo da Tocata e Fuga que foi executada em Lá menor, ao invés de Ré menor, ou do prelúdio I do Cravo bem temperado estar em Lá maior ao invés de Dó maior). Dessa forma, a música é traduzida para os instrumentos, mantendo sua originalidade de intenção mas revelando novas cores ao ouvinte.
O repertório do princípio do choro segue a mesma concepção, mas com o adendo que todos os arranjos mantém-se contrapontísticos a la Bach. Os compositores e obras selecionado são, na opinião do duo, grandes representantes da riqueza cultural brasileira e a interpretação do duo desvela belezas por vezes esquecidas por conta do tempo.
Por fim, a última obra é uma pequena composição de Guilherme Sparrapan, sobre o famoso tema de Anacleto de Medeiros, Yara.
álbum: O violão bem temperado
Repertório
-
Preludio No 1 (O Cravo bem Temperado, Vol 1, BWV 846)
-
Preludio No 6 (O Cravo bem Temperado, Vol 2, BWV 875)
-
Preludio No 9 (O Cravo bem Temperado, Vol 1, BWV 854)
-
Preludio No 19 (O Cravo bem Temperado, Vol 1, BWV 864)
-
Tocata e Fuga, BWV 565
-
Batuque (Mesquita)
-
Atraente
-
Celestial
-
Batuque (Nazareth)
-
Contraponto, sobre um tema de Anacleto de Medeiros
Faixas 1 a 5, 8 e 9 são transcrições de Edson Lopes. As faixas 6 e 7, arranjos de Guilherme Sparrapan e a faixa 10 sua composição.
Ficha técnica
Edson Lopes - violão 6 cordas, Andrea Tacci (faixas 1 a 5), Clodoaldo Pirajá (faixas 6, 7, 8, 9 e 10)
Guilherme Sparrapan - violão 7 cordas, Antonio Tessarin
Produção Musical: Brasilis Guitar Duo
Técnico de som e mixagem: Ricardo Marui
Masterização: Homero Lotito
Produção: Welton Nadai